quarta-feira, 19 de março de 2008

OS PÁSSAROS


Quem a conhece garante: “Ela só se levanta para servir o chá. Depois volta para o seu cantinho e lá fica o resto do serão sem que ninguém se aperceba da sua presença”.

A sua casa é perfeita, apesar das gaiolas espalhadas por toda a parte: nas paredes, nos tectos, atrás dos biombos, dentro dos armários, debaixo das mesas... Gaiolas vazias. Que os pássaros são para se imaginarem…Esta justificação faz parte dos seus pensamentos, apesar de nunca ninguém lhe ter ouvido dizer tal. A verdade é que ela pouco fala, limita-se a ouvir. E para além disso, só o seu sorriso, o seu sorriso mágico lhe aflora na face. Com ele, não precisa de mover as mãos para que todas as coisas se realizem, não necessita de falar para ser entendida.

A sua casa é perfeita, sobretudo, por causa das gaiolas que estão por toda a parte. A mesa da sala é extensível. À hora do chá, abre-se e é coberta por uma toada de linho branco.

Os pássaros, por serem inventados, à hora do chá esvoaçam com mais frescura pela casa toda. Em especial, por cima das cabeças das senhoras, que têm de se proteger com os finos lenços de seda. Mas graças aos pássaros nem é preciso ligar a ventoinha do tecto.

Ela costuma usar o cabelo muito curtinho e servir o chá sem bolachas, apenas com o seu sorriso a acompanhar. Há um chá diferente para cada noite e é por isso que a sua casa é perfeita.

À hora do chá faz-se silêncio e só se ouve o cantar dos pássaros. Há coisas em que é necessária muita concentração. E ela, quando serve o chá, fá-lo devagarinho, para não acordar ninguém.

No fim, senta-se no seu cantinho e pousa a chávena no regaço. Fica assim, baloiçando o seu sorriso até que todos se vão embora. Saem e fecham a porta atrás de si.

Lá dentro, as gaiolas podem ficar abertas, pois os pássaros não conseguem fugir da alma de quem os sonha.

De manhã, são eles que a fazem levantar para recolher as chávenas, tirar a toalha e fechar a mesa. As gaiolas são colocadas ao Sol.

Quem a conhece garante: “O seu sorriso é perfeito!”.

TEXTO: Regina
IMAGEM: João

7 comentários:

Magri disse...

Gaiolas, só as concebo bem abertas...
Mas esses pássaros que se têm na alma, e que cantam e esvoaçam por todo o lado... quem me dera também os ter!
Para quem aprendeu a sonhar (grande curso!), talvez eles sejam mais reais que os de carne e osso (e penas)!
Acho que preciso de voltar para a universidade do sonho... já que interrompi o curso há longos anos!

Beijinho

Magri disse...

Ah, esqueci-me de desejar boa Primavera! (É hoje o equinócio).
Com muitos pássaros a cantar e flores sempre belas, principalmente na alma!

Então Boa Primavera e, já agora boa Páscoa! - este ano quase coincidem, o que nos remete para as festas primordiais da Páscoa pré-cristã.

Anônimo disse...

Regina:
Gostaria de te dar uma força apenas com este chavão - a imaginação não tem limites.
Nunca pares.
Um beijo.
Wilson Gaio

teresa g. disse...

'O seu sorriso é perfeito' E eu não tenho dúvidas!

Bjinhos

Anônimo disse...

Erah ço pra dezere ke gustei muitu do boçu belogue è açim um berdadeira obrah darte.
Açim pur altu incontrei unz errus, açim nada ke hum cumum dus murtáis dê pur içu.

Hum pueta ao voçu dispore.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
DD disse...

Camõis,
Não percebi o teor do seu comentário. Nem sequer o objectivo. Se quiser ter a amabilidade de me explicar:
1 - Se se auto-intitula poeta, porque raio decidiu escrever o português de forma a enxovalhar uma língua que devia ser respeitada?
2 - Se escreveu deliberadamente com todos os erros possíveis, porque é que vem falar de um erro ou outro que encontrou neste blog?
3 - Já agora, se puder, indique-me o blog perfeito, por favor.
4 - Deveremos deduzir que você é superior ao comum dos mortais, não? Se detectou esses tais erros...
Para terminar, duvido que os autores deste DUETO DE TRÊS precisem de um "poeta" que se oferece desta forma pouco simpática. Pois se eles próprios já têm tanto de bom para nos oferecer, porque iriam precisar de quem nada de positivo poderá adiantar??